04.jpg
Coprodutos

Colaborar, cooperar, construir:

A produção de blocos de rochas ornamentais e respectivo desdobramento em chapas nas indústrias de beneficiamento gera toneladas de resíduos. São diversas etapas do processo: extração do material rochoso das bancadas de rochas ornamentais, a transformação dos blocos em chapas e, posteriormente, a transformação no produto final.

 

Uma vez que o produto precisa atender requisitos de qualidade e estética, as perdas geradas nesses processos são aproveitadas em diversas aplicações de engenharia industrial e agricultura – neste último, considerado fonte de potássio.

 

Uma das prioridades do Grupo Guidoni é investir na pesquisa para viabilizar a reutilização desses resíduos gerados, possibilitando fornecer matérias-primas alternativas para outros processos industriais e evitando a extração de recursos naturais.


Reaproveitamento interno e aplicações:

Desde 2018, o Grupo Guidoni vem investindo na prática de reutilização de seus coprodutos nos processos internos, além de desenvolver alternativas junto a clientes, de novas aplicações desses materiais, contribuição assim com a economia circular.

 

Além de ser amplamente utilizados na agricultura, sendo transformados em fertilizantes, os coprodutos de rochas ornamentais têm ampla presença na construção civil.

Como atuamos:

Cada cliente possui uma cultura e uma estrutura de engenharia. Levamos isso em consideração para adaptar a nossa forma de trabalho. Por isso, trabalhamos com engenharia compartilhada, sendo uma extensão da equipe engenheira, complementando sua estrutura.

 

Atuamos com uma equipe dedicada de engenharia e gestão, desde o estudo de viabilidade (ou elaboração da proposta técnica e comercial) até a entrega da obra.

02.jpg
barragem-de-rejeitos-de-mineracao-o-que-

BARREIRAS HIDRÁULICAS 

O projeto tem como objetivo a utilização de blocos cuja aparência estética não atende ao padrão exigido no mercado de revestimento, na construção de muros de contenção de fluidos hidráulicos. Para essa aplicação, os blocos são sobrepostos de forma erguer um grande muro de gravidade, capaz de segurar ou desacelerar movimentações de massas em deslocamento.

O benefício desse projeto é a possibilidade de descaracterização do muro após a resolução da situação de urgência. A velocidade de desconstrução e a possibilidade de reaproveitamento desse material para outras aplicações são os grandes diferenciais.

BASES E FUNDAÇÕES 
Há situações em que a velocidade necessária para a construção de fundações e bases de equipamentos, cujo qual aplicação tradicional da engenharia utilizaria como matéria-prima o cimento, se tornam inviáveis. Nesse sentido, a aplicação de blocos de granito, com características mecânicas similares podem ser alternativas interessantes, tanto no ponto de vista econômico, quanto na agilidade da execução.

 

Também apresenta como benefício a possibilidade de descaracterização do local após a utilização.

Novo_Layout-3.jpg
pav.jpg

PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E CALÇADAS 

Já presente em nosso dia a dia, a pavimentação de ruas e calçadas utilizando rochas em formato de paralelepípedo ou sem padrão definido, dispostos lado a lado, de forma a possibilitar a movimentação de pessoas, veículos ou equipamentos, também é uma aplicação de coprodutos gerados no processo de mineração de pedras ornamentais.

 

Esse coproduto, no entanto, passa por um processo de beneficiamento para esquadrejamento de forma a possibilitar a aplicação dele.

ENROCAMENTO, QUEBRA-MAR E RECONSTRUÇÃO DE CALHAS DE RIO 

Os resíduos gerados podem ter ampla aplicação em áreas degradadas pelo processo erosivo, bem como na proteção de barragens arenosas, evitando, nesse caso, a erosão provocada pelas ondas formadas no reservatório e pelo movimento de subida e descida no nível da água.

 

A aplicação é caracterizada pela utilização de rocha com alto grau de dureza e a qualidade do enrocamento depende desse fator, sendo previamente analisada a necessidade do cliente e a definição da rocha ideal para cada aplicação.

07.jpg
fild.jpg

APLICAÇÃO DE FELDSPATO 

O alto volume de feldspato presente em nossas jazidas são importantes insumos de outros setores produtivos, sendo esses amplamente usados na fabricação de cerâmicas, vidros, tintas, entre outros. Nosso feldspato bruto é fornecido para empresas a custo e prazo competitivo.

 

Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor de álcalis e alumina.

Dentre essas aplicações, estão:

— Fabricação de vidros e cerâmicas

— Material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas

— Produtos vidrados, como: Louça sanitária e de cozinha, porcelanas para aplicações elétricas.

— Também são usados em elétrodos de soldadura, abrasivos leves e na produção de uretano, de espuma de látex, de agregados para construção, entre outras aplicações.

SÍLICA MICRONIZADA / IMPALPÁVEL DE QUARTZO 
Nossa fabricação de nossas chapas de Quartzo consomem um volume considerável de sílica micronizada. Esse elemento é produzido em nossa moagem e no seu processo produtivo, é gerado um teor de material fora da especificação que inviabilizam sua aplicação na produção de chapas, no entanto, atendem as especificações de outros produtos, como, por exemplo, tintas, cerâmica, porcelana, argamassa, dentre outros.

si.jpg

Nossa empresa se preocupa com a satisfação de seus clientes, aplicando todo o conhecimento, tecnologia e experiência de seus profissionais para a eficiência na prestação de serviços. O laboratório de controle de qualidade está equipado com analisador de partícula de última geração, utilizado nas análises como também na validação de limpeza de equipamento. São realizados testes físico-químicos de todos os lotes garantindo a qualidade e padronização dos serviços prestados.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco