Buscar

Fevereiro é o mês do Ano Novo Chinês


De acordo com o calendário lunisolar, 2022 é o ano do Tigre de Água.


O Ano Novo Lunar, mais conhecido como Ano Novo Chinês, é celebrado em vários países do oriente, além da China, claro, entre os quais a Tailândia, Vietnã, Tibete, Coreia e Japão. Não há uma data exata para celebrar o novo ano, como acontece no calendário Gregoriano, pois esses países seguem o calendário lunisolar – com base nas posições do sol e da lua – e, esse ano, foi comemorado em 1º de fevereiro. A data simboliza mais que atrair fortuna, é também, o momento em que muitos chineses retornam para suas cidades-natal, já que desde os anos 1990, a China aproveita uma semana de feriado.


Esse ano que se inicia, é o ano do Tigre. Segundo o zodíaco chinês, é o terceiro, de doze animais e simboliza ousadia, coragem, entusiasmo, ambição e traz um senso de justiça, assim como empatia que se traduz em um comprometimento em ajudar outros por um bem maior. Em ordem, os signos do zodíaco são: rato, touro, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, bode, macaco, galo, cachorro e o porco. Há, ainda, cinco elementos terrestres – metal, água, madeira, fogo e terra – que acompanham o signo, um a cada ano e, 2022, será regido pela água que simboliza inteligência, sabedoria, suavidade e flexibilidade.


Para os mais místicos, é o momento de usar amuletos, cores e até fazer uso de alimentos que tragam tais energias para suas vidas e para dentro de suas casas. Assim, o Tigre de Água, como se define o ano novo desde o dia 1º de fevereiro, pode ser representado de diversas formas, inclusive por meio de pedras e ornamentos que remetam às cores do animal. Entre uma coloração que varia entre tons de laranja e marrom, a pelagem do tigre vai ao encontro das energias proferidas para o ano novo, já que o laranja significa, entre outros, prosperidade e sucesso, correlacionando-se diretamente com o sentimento de ambição, simbolizado pelo tigre, assim como o marrom significa conforto, segurança e simplicidade, aludindo às menções propostas pelo elemento água.


Para atender aos exotéricos mais exigentes, A Guidoni sugere o granito Black Taurus. Um revestimento exótico que possui veios dourados e beges, com o fundo em tom de ébano, criando um aspecto ‘tigrado’ natural. Como resultado, padrões dinâmicos que garantem personalidade e ousadia, assim como o animal que será celebrado nos próximos doze meses, no oriente e por aqui também.